e-Book
E-Book - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
-
ISBN:
9788522474400
- Edição: 2|2006
- Editora: Atlas
R$ 198,00
In stock
SKU
4206098
ou em até 9x de R$ 22,00
Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais
Este livro reúne alguns dos mais destacados professores e pesquisadores em Comunicação do Brasil. Os organizadores buscaram cobrir todos os principais métodos e técnicas de pesquisa utilizados na área de Comunicação Social e convidaram profissionais com larga experiência acadêmica e no mercado profissional para produzirem capítulos específicos sobre cada tema.
Acostumados a ensinar metodologia, orientar e produzir trabalhos acadêmicos, os autores apresentam textos didáticos sobre os métodos e técnicas de pesquisas mais utilizadas em Comunicação Social - principalmente em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, seja em cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, seja no mercado profissional. A obra contribui para o amadurecimento científico do campo da comunicação, ao abordar o estado-da-arte na operacionalização de pesquisas de campo, sem descuidar dos aspectos filosóficos. Assim, os capítulos de 1 a 3 têm o objetivo de situar o leitor no contexto da discussão filosófica e epistemológica acerca da relação entre ciência e método científico. Já os textos contidos nos capítulos de 4 a 23 no livro e de 24 a 27 disponibilizados na Internet apresentam os diversos procedimentos metodológicos, com uma abordagem direcionada às diversas áreas da Comunicação Social.
Obra para consulta permanente, é um guia para pesquisadores iniciantes e experientes que mostra como elaborar projetos de pesquisa, revisar bibliografia, fazer entrevista em profundidade, além de abordar outros recursos metodológicos, como análise de conteúdo, análise de discurso, estudo de caso, análise de imagem na mídia, pesquisa de opinião, grupo focal, pesquisa na Internet. Fornece textos complementares na Internet, produzidos especialmente para esta obra.
Livro recomendado para profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social e outros cursos de Ciências Sociais e Humanas, especialmente Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Marketing, Comunicação Organizacional e Administração. Leitura complementar para as disciplinas METODOLOGIA CIENTÍFICA, METODOLOGIA DE PESQUISA, METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA dos cursos de Comunicação Social e Ciências Sociais e Humanas. Útil, também, para pesquisas bibliográficas e de campo em todas as áreas do conhecimento.
Apresentação
Introdução (José Marques de Melo), 1
1 Ciência, poder e comunicação (Isaac Epstein), 15
1 Ciência e poder, 15
2 "Paradigmas" em ciências sociais, 19
3 Orientações epistêmicas, 21
4 Procedimentos analíticos, 25
5 Procedimentos qualitativos e procedimentos quantitativos, 26
6 Comunicação, 27
Conclusões, 28
Referências bibliográficas, 30
2 A elaboração do projeto de pesquisa (Antonio Teixeira de Barros e Rogério Diniz Junqueira), 32
1 Teoria e pesquisa social: elementos para compreender essa relação, 32
2 Roteiro para a elaboração de um projeto, 39
2.1 Primeiro passo: a escolha do tema, 39
2.2 Segundo passo: a delimitação do objeto de estudo, 41
2.3 Terceiro passo: a formulação do problema, 42
2.4 Quarto passo: a formulação das hipóteses, 43
2.5 Quinto passo: a formulação dos objetivos, 43
2.6 Sexto passo: as justificativas da pesquisa, 44
2.7 Sétimo passo: descrição dos procedimentos metodológicos, 44
2.8 Oitavo passo: a construção do referencial teórico, 45
2.9 Nono passo: o sumário preliminar, 46
2.10 Décimo passo: o cronograma da pesquisa, 47
Referências bibliográficas, 47
3 Pesquisa bibliográfica (Ida Regina C. Stunipf), 51
1 Por que revisar a literatura, 52
2 Quando revisar a literatura, 52
3 Como realizar a pesquisa bibliográfica, 54
3.1 Identificação do tema e assuntos, 55
3.2 Seleção das fontes, 56
3.3 Localização e obtenção do material, 58
3.4 Leitura e transcrição dos dados, 59
Considerações finais, 60
Referências bibliográficas, 61
4 Entrevista em profundidade (Jorge Duarte), 62
Tipos de entrevista, 64
1.1 Entrevista aberta, 65
1.2 Entrevista semi-aberta, 66
1.3 Entrevista fechada, 67
2 Validade e confiabilidade, 67
3 Seleção dos informantes, 68
4 Ato da entrevista, 70
4.1 Antes, 71
4.2 Início, 72
4.3 Perguntas, 72
4.4 Além das respostas, 74
4.5 Ao final, 75
4.6 Depois, 75
5 Instrumentos de coleta, 76
5.1 Anotações, 76
5.2 Gravação, 76
5.3 Telefone, 77
5.4 Internet, 77
6 Descrição e análise dos resultados, 78
6.1 Categorias, 79
6.2 Transpondo as informações, 80
Referências bibliográficas, 82
Método biográfico (Maria Cristina Gobbi), 84
5 Para concluir, 81
1 Um pouco de história, 86
2 Polifonias, 90
3 Fontes: o caminho a seguir, 91
3.1 Fontes primárias, 92
3.2 Fontes secundárias, 93
4 Tamanho: é possível definir?, 94
5 Primeiros passos, 94
5.1 Fontes nacionais (publicadas no Brasil e autores nacionais), 95
5.2 Fontes internacionais, 96
Refer
Introdução (José Marques de Melo), 1
1 Ciência, poder e comunicação (Isaac Epstein), 15
1 Ciência e poder, 15
2 "Paradigmas" em ciências sociais, 19
3 Orientações epistêmicas, 21
4 Procedimentos analíticos, 25
5 Procedimentos qualitativos e procedimentos quantitativos, 26
6 Comunicação, 27
Conclusões, 28
Referências bibliográficas, 30
2 A elaboração do projeto de pesquisa (Antonio Teixeira de Barros e Rogério Diniz Junqueira), 32
1 Teoria e pesquisa social: elementos para compreender essa relação, 32
2 Roteiro para a elaboração de um projeto, 39
2.1 Primeiro passo: a escolha do tema, 39
2.2 Segundo passo: a delimitação do objeto de estudo, 41
2.3 Terceiro passo: a formulação do problema, 42
2.4 Quarto passo: a formulação das hipóteses, 43
2.5 Quinto passo: a formulação dos objetivos, 43
2.6 Sexto passo: as justificativas da pesquisa, 44
2.7 Sétimo passo: descrição dos procedimentos metodológicos, 44
2.8 Oitavo passo: a construção do referencial teórico, 45
2.9 Nono passo: o sumário preliminar, 46
2.10 Décimo passo: o cronograma da pesquisa, 47
Referências bibliográficas, 47
3 Pesquisa bibliográfica (Ida Regina C. Stunipf), 51
1 Por que revisar a literatura, 52
2 Quando revisar a literatura, 52
3 Como realizar a pesquisa bibliográfica, 54
3.1 Identificação do tema e assuntos, 55
3.2 Seleção das fontes, 56
3.3 Localização e obtenção do material, 58
3.4 Leitura e transcrição dos dados, 59
Considerações finais, 60
Referências bibliográficas, 61
4 Entrevista em profundidade (Jorge Duarte), 62
Tipos de entrevista, 64
1.1 Entrevista aberta, 65
1.2 Entrevista semi-aberta, 66
1.3 Entrevista fechada, 67
2 Validade e confiabilidade, 67
3 Seleção dos informantes, 68
4 Ato da entrevista, 70
4.1 Antes, 71
4.2 Início, 72
4.3 Perguntas, 72
4.4 Além das respostas, 74
4.5 Ao final, 75
4.6 Depois, 75
5 Instrumentos de coleta, 76
5.1 Anotações, 76
5.2 Gravação, 76
5.3 Telefone, 77
5.4 Internet, 77
6 Descrição e análise dos resultados, 78
6.1 Categorias, 79
6.2 Transpondo as informações, 80
Referências bibliográficas, 82
Método biográfico (Maria Cristina Gobbi), 84
5 Para concluir, 81
1 Um pouco de história, 86
2 Polifonias, 90
3 Fontes: o caminho a seguir, 91
3.1 Fontes primárias, 92
3.2 Fontes secundárias, 93
4 Tamanho: é possível definir?, 94
5 Primeiros passos, 94
5.1 Fontes nacionais (publicadas no Brasil e autores nacionais), 95
5.2 Fontes internacionais, 96
Refer
Antonio Barros
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) Professor de Metodologia Científica do Curso de Comunicação do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) Autor de pesquisas, publicações e orientações concluídas sobre os seguintes temas: público e privado, mobilização social, ambientalismo, comunicação para o Terceiro Setor, comunicação científica, pensamento comunicacional latinoamericano, Folkcomunicação, estudos interdisciplinares da Comunicação, produção cultural e editorial, entre outros assuntos Coordenador do Prêmio Intercom de Iniciação Científica (Iniciacom), de 2001 a 2004 Consultor nas áreas de Comunicação, Ciência & Tecnologia e Elaboração de Projetos
Antonio Barros
Doutor em Sociologia Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) Professor de Metodologia Científfica do Curso de Comunicação do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) Tem pesquisas, publicações e orientações concluídas sobre os seguintes temas: público e privado, mobilização social, ambientalismo, comunicação para o Terceiro Setor, comunicação científica, pensamento comunicacional latinoamericano, Folkcomunicação, estudos interdisciplinares da Comunicação, produção cultural e editorial, entre outros assuntos Coordenador do Prêmio Intercom de Iniciação Científfica (Iniciacom), de 2001 a 2005 Atua também como consultor nas áreas de Comunicação, Ciência & Tecnologia e Elaboração de Projetos
Antonio Maria Gomes de Castro
Ph.D pela University of Reading, Inglaterra, em Agricultura) Systems Analysis and Simulation Mestre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Engenheiro Agrônomo Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias desde 1978 Pesquisador da UnB
Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Mestre em Comunicação Social pela Umesp Docente do Programa de PósGraduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo Expresidente (19992002) da Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo e da Associação Educacional de Vitória (ES)
Eduardo Manhães
Mestre em Ciências Sociais e doutor em Comunicação pela UFRJ Graduado em Sociologia Foi Superintendente do Departamento de Futebol Profissional e Chefe de Gabinete da Presidência do Clube de Regatas do Flamengo É auditorfiscal da Previdência Social, professor do IesbDF Autor dos livros A política de esportes no Brasil (Graal) e João sem medo (Pontes)
Eloi Juniti Yamaoka
Mestre em Ciência da Informação UnB Analista com especialização em Desenvolvimento de Sistemas do Serpro Atuou no desenvolvimento de sistemas, sítios e projetos do Governo Federal Atua em Comitê Técnico e no Projeto ePING Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico
Fernando Bastos
Doutor em Filosofia Pesquisador associado sênior no Programa de PósGraduação da Universidade de Brasília/UnB Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia Membro do Instituto de Filosofia LusoBrasileira Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
Flor Marlene E. Lopes
Professora Orientadora do Curso de PósGraduação em Artes na Universidade de Brasília UnB Professora do Curso de PósGraduação Lato Sensu da Faculdade Dulcina de Moraes e professora do Curso de Comunicação UniCEUB Professora Orientadora do Curso de PósGraduação em Artes na Universidade de Brasília UnB Professora do Curso de PósGraduação Lato Sensu da Faculdade Dulcina de Moraes e professora do Curso de Comunicação UniCEUB
Henrique Codato
Doutorando em História e Estética do Cinema na Universidade de Lausanne, pela Universidade de Genebra, Suíça Mestre em Literatura e Estética pela Universidade de Genebra, Suíça, e em Comunicação Social, na linha de pesquisa de Imagem e Som da Universidade de Brasília (UnB) Graduado em Comunicação em 2002 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Leciona atualmente as disciplinas Semiótica e Estudos da Linguagem e Sociologia da Comunicação no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
Ida Regina C. Stumpf
Doutora em Comunicação pela USP Mestre em Educação pela UFRGS Mestre em Educação pela UFRGS Professora Titular do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de PósGraduação em Comunicação e Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pesquisadora do CNPq Desenvolve estudos e pesquisa em comunicação científica
Iluska Coutinho
Doutora em Comunicação Social pela Umesp, com pesquisa na Columbia University (NY) Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília Jornalista Professora adjunta da Universidade Federal de juiz de Fora Atuou como jornalista na grande mídia, especialmente na área de telejornalismo e também em Assessoria de Comunicação nos setores público e privado
Isaac Epstein
Coordenador latinoamericano do Projeto ComSalud (19972000); e do Projeto ComSaúde: I (1998); II (1999); III (2000); IV (2001); V (2002); VI (2003); VII (2004)
Isabel Travancas
Pósdoutoranda no Programa de PósGraduação em Antropologia Social do Museu NacionalUFRJ (20032004) Doutora em Literatura Comparada pela UERJ Jornalista Foi professora dos cursos de Comunicação Social da PUCRJ, da UERJ e da Estácio de Sá e do Departamento de Antropologia Cultural do IFCSUFRJ Doutora em Literatura Comparada pela UERJ Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ Bacharel em Comunicação Social pela PUCRJ
João José Azevedo Curvello
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP Mestre em Comunicação Social pela Umesp Jornalista Professor e Diretor do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB) Coordenador do MBA Gestão da Comunicação nas Organizações na UCB e na Faculdade Católica do Tocantins Coordenador do Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) Responsável pelo site Ação Comunicativa (www.acaocomunicativa.pro.br)
Jorge Duarte
Jornalista e relaçõespúblicas Mestre e doutor em Comunicação Social Trabalhou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação Atuou em assessorias de imprensa e de comunicação Coordenou a área de Jornalismo da Embrapa Diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) Professor de pósgraduação em diversas universidades Autor de artigos e pesquisas publicados em vários livros
José Marques de Melo
Jornalista Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Dirige atualmente a Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo
Luiz Carlos Assis Iasbeck
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP Jornalista Atua no Banco do Brasil como assessor master em Comunicação em gestão de Recursos Humanos Fundador da Associação Brasiliense de Comunicação e Semiótica (ABSB) ExVicePresidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (Abes) Leciona na Universidade Católica de Brasília Coordena o MBA Gestão da Comunicação na UpisDF
Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte
Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília Relaçõespúblicas e advogada Atua no Senado Federal desde 1998, no "Serviço 0800 A Voz do Cidadão" Professora de pósgraduação da Universidade Católica de Brasília, do Instituto de Ensino Superior de Brasília, do Centro Universitário de Brasília Professora voluntária do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social/SP
Margarida Maria Krohliling Kunsch
Mestre, doutora e livredocente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP Professora e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde coordena o Curso de PósGraduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas Organizou diversas coletâneas de Comunicação Social Expresidente da Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (19871989; 19911993) Presidente da Alaic Asociación Latinoamericana de Investigadores de Ia Comunicación (19982002; 20022005)
Maria Cristina Gobbi
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) Diretorasuplente da Cátedra UnescoUmesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional Coordenadora dos Projetos Experimentais e professora do Curso de jornalismo da Umesp, editora do jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação JBCC, da Cátedra Unesco. Organizou, entre outros, os livros: Teoria da comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros (2004); Pensamento comunicacional latinoamericano: da pesquisadenúncia ao pragmatismo utópico (2004); Comunicação latinoamericana: o protagonismo feminino (2003); Mídia em debate: da história midiática às mediações da ciência (2002); e Grandes nomes da comunicação: a trajetória comunicacional de José Marques de Melo (2001)
Maria das Graças Targino
Pósdoutora pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidade de Salamanca e está em fase final do Máster Internacional en Comunicación y Educación (Espanha) Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília Atuou por 25 anos na Universidade Federal do Piauí Jornalista Autora de livros, capítulos e mais de uma centena de artigos técnicocientífficos nas áreas de ciência de informação e comunicação, ganhou o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação. Liderança Emergente, ano 2005 Atua junto à Intercom, como editora da seção de resenhas da sua revista Foi professora efetiva junto à Universidade Estadual do Piauí
Mariria Eugênia Belczak Costa
Mestre e Doutora em Educação Especial nos EUA Professora da FGV nas áreas de Comportamento Humano, Desenvolvimento de Equipes, Desenvolvimento Gerencial, Criatividade Palestrante em congressos e seminários voltados para o Desenvolvimento de Pessoas Consultora em eventos de integração de equipes e planejamento pessoal alinhado ao planejamento organizacional Diretora de Cooperação Técnica da Esaf (Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda)
Murilo Cesar Soares
Doutor em Comunicação pela ECAUSP, 1996 Graduado em Ciências Sociais Leciona Sociologia e Sociologia da Comunicação no Curso de Comunicação Social e "Representações da cultura mediática" no Curso de PósGraduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp Desenvolve trabalhos sobre comunicação e política e sobre comunicação aplicada à promoção da saúde, focalizando em especial o papel da Internet (esaúde) Integra o grupo de pesquisa "Mídia e sociedade"
Roberto Penteado
Doutor em "Sociologia das Instituições jurídicas e Políticas", pelas universidades de Milão e Macerata (Itália) Especialista em "Relações Industriais e do Trabalho" pela Universidade de Bolonha (Itália) com aperfeiçoamento em "Cooperação Internacional e Políticas de Intervenção nos Países em Vias de Desenvolvimento" Bacharel em Comunicação pela UnB Sociólogo Jornalista Fez pesquisas com bolsas de CNPq, Capes, Orstom (França) e MAE (Itália) Estudou no Reino Unido e Bélgica Docente de Sociologia em instituições universitárias Líder do grupo de estudos "Violência, Racismo e Mídia: representações sociais e discursos midiáticos" Assessor de pesquisas e políticas públicas do Ministério da Educação junto à CoordenaçãoGeral de Diversidade e Inclusão Educacional
Rogério Diniz Junqueira
Doutor em "Sociologia das Instituições jurídicas e Políticas", pelas universidades de Milão e Macerata (Itália) Especialista em "Relações Industriais e do Trabalho" pela Universidade de Bolonha (Itália) com aperfeiçoamento em "Cooperação Internacional e Políticas de Intervenção nos Países em Vias de Desenvolvimento" Bacharel em Comunicação pela UnB Sociólogo Jornalista Fez pesquisas com bolsas de CNPq, Capes, Orstom (França) e MAE (Itália) Estudou no Reino Unido e Bélgica Docente de Sociologia em instituições universitárias Líder do grupo de estudos "Violência, Racismo e Mídia: representações sociais e discursos midiáticos" Assessor de pesquisas e políticas públicas do Ministério da Educação junto à CoordenaçãoGeral de Diversidade e Inclusão Educacional
Samantha Castelo Branco
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) Jornalista Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Sérgio Dayrell Porto
Ph.D. e pósdoutor em Comunicação, respectivamente McGill University, Montreal, Canadá, e CNRS, Paris, França Coordenador do curso de Comunicação Social do Iesb Pesquisador IA do CNPq Pesquisadora associado sênior da Faculdade de Comunicação da UnB Expresidente da Compôs Exrepresentante da revista Realidade em Minas Gerais Exchefe de grupo de contas da Denison Propaganda S/A Minas Gerais Exgerente da sucursal da Editora Abril Ltda. em Minas Gerais
Sonia Virgínia Moreira
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo Mestre em Jornalismo pela Universidade do Colorado (Boulder, EUA) Jornalista Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de janeiro na área de radiojornalismo e cultura midiática
Wilson Corrêa da Fonseca Júnior
Doutorando em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero Atuou na revista Notícias Pirelli, assessorias de imprensa da Secretaria de Cultura de São Paulo e da Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul, além de diversos veículos regionais e nacionais Desde 1990, atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Palestrante e professor de graduação e de pósgraduação Autor de textos e pesquisas nas áreas de comunicação organizacional
Wilson da Costa Bueno
Jornalista Mestre e doutor em Comunicação Social Professor do Programa de PósGraduação em Comunicação Social da Umesp e professor de jornalismo da ECA/USP Especialista em Comunicação Rural e Jornalismo Científico Consultor na área de Comunicação Empresarial Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.