e-Book
E-Book - Metodologia Da Pesquisa Científica
-
ISBN:
9788522465989
- Edição: 1|2009
- Editora: Atlas
De:
R$ 134,00
Por:
R$ 113,90
In stock
SKU
4209206
ou em até 5x de R$ 22,78
Este livro valoriza a monografia como chance de desenvolver capacidades valiosas para toda a vida, recusando-se a vê-la só como o desafio final dos cursos de graduação e pós-graduação. Por isso, ele frisa que a pesquisa científica permite aprimorar o
Este livro valoriza a monografia como chance de desenvolver capacidades valiosas para toda a vida, recusando-se a vê-la só como o desafio final dos cursos de graduação e pós-graduação. Por isso, ele frisa que a pesquisa científica permite aprimorar os três princípios organizadores da realidade intelectual: conhecimentos (informações organizadas e estruturadas), habilidades (para a transformação do conhecimento em resultados) e competências (compreensão de si e da realidade para saber fazer acontecer).
Todos os capítulos têm como pressuposto a visão da metodologia científica como ferramenta para a conquista da autonomia intelectual. A pesquisa não só é uma atividade criativa como também uma mola-mestra do aprender a aprender. Portanto, o texto busca aperfeiçoar as capacidades inerentes ao pensamento crítico, como a análise de dados, a resolução de problemas, a criação de novas idéias e a conexão de informações.
Resultado de uma longa experiência acadêmica do autor, este livro aborda o processo ensino-aprendizagem segundo novos paradigmas da ciência e apresenta conteúdos indispensáveis para a elaboração de projetos de monografia, como os tipos de pesquisa, a estrutura do trabalho acadêmico e as normas da ABNT. A maioria dos capítulos ainda propõe atividades complementares visando à construção do conhecimento científico.
Livro-texto para as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia Científica, Iniciação à Pesquisa ou Trabalhos de Conclusão/Monografias e Fundamentos da Educação, dos cursos de graduação e pós-graduação de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Recomendada também como fonte de consulta para profissionais que orientam monografias e pessoas interessadas em atualizar-se sobre pesquisa científica.
Prefácio
Introdução
Parte I - Fundamentos e mapa da viagem
1 Uma viagem rumo ao fascinante mundo do conhecimento
1.1 Um convite para uma jornada intelectual desafiante
1.2 Nascemos para aprender e protagonizar mudanças
1.3 O que nos torna singulares
1.4 Uma proposta inovadora e arrojada
1.5 Por uma nova visão da realidade e uma mentalidade com alcances mais altos e amplos
Notas
2 Realidade: um mundo com novas dimensões para o seu aprendizado
2.1 Da escola que ensina à escola que aprende: um marco de renovação
2.1.1 Entendendo os novos paradigmas e os seus impactos sobre o
aprendizado
2.2 Aprender a aprender: uma meta a ser atingida pela ação docente/discente
2.2.1 A educação personalizada pela perspectiva holística
2.3 Não esquecemos o que aprendemos com prazer
2.3.1 A lógica deve estar a serviço do pensamento
2.3.2 A necessidade e o desejo de saber sempre mais
2.3.3 Educar é possibilitar caminhos para a conquista da autonomia
intelectual
2.3.4 Aprender vivendo, viver aprendendo e colhendo resultados satisfatórios
2.4 Um mundo singularmente novo exige novas formas de aprendizado
2.5 Dando vida à pesquisa: atividade de construção do conhecimento
Notas
3 Conhecimentos: como ir não só atrás da informação, mas além dela
3.1 Como os tempos são outros, é preciso uma nova visão para se enxergar
além
3.2 A ação docente acompanhando as transformações nos paradigmas
3.3 Em busca da superação: podemos dar uma "virada paradigmática?"
3.4 Um ser sendo, pensando e atuando, inteligentemente, no mundo
3.5 Dando vida à pesquisa: atividades de construção do conhecimento
Notas
4 Habilidades: os métodos como possibilidades de construção do
conhecimento científico
4.1 Repensando a metodologia científica
4.1.1 Ordenando dados, selecionando informações e construindo
conhecimentos
4.2 Um upgrade intelectual: passar do senso comum ao senso crítico
4.3 Ciência é vida, mais que nunca
4.4 Método: o caminho para a investigação científica
4.4.1 Técnicas básicas para anotações pessoais: fichamento 8 resumo
8 resenha
4.5 Dando vida à pesquisa: traçando caminhos para produzir textos
científicos
Notas
Parte II - A pesquisa como estratégia de busca do conhecimento
5 Competências: a pesquisa como meio de conhecimento e transformação
5.1 É bom fazer pesquisa, sempre
5.2 A pesquisa como recurso de aprendizagem
5.3 Decifrando a pesquisa ao fazer as perg
Introdução
Parte I - Fundamentos e mapa da viagem
1 Uma viagem rumo ao fascinante mundo do conhecimento
1.1 Um convite para uma jornada intelectual desafiante
1.2 Nascemos para aprender e protagonizar mudanças
1.3 O que nos torna singulares
1.4 Uma proposta inovadora e arrojada
1.5 Por uma nova visão da realidade e uma mentalidade com alcances mais altos e amplos
Notas
2 Realidade: um mundo com novas dimensões para o seu aprendizado
2.1 Da escola que ensina à escola que aprende: um marco de renovação
2.1.1 Entendendo os novos paradigmas e os seus impactos sobre o
aprendizado
2.2 Aprender a aprender: uma meta a ser atingida pela ação docente/discente
2.2.1 A educação personalizada pela perspectiva holística
2.3 Não esquecemos o que aprendemos com prazer
2.3.1 A lógica deve estar a serviço do pensamento
2.3.2 A necessidade e o desejo de saber sempre mais
2.3.3 Educar é possibilitar caminhos para a conquista da autonomia
intelectual
2.3.4 Aprender vivendo, viver aprendendo e colhendo resultados satisfatórios
2.4 Um mundo singularmente novo exige novas formas de aprendizado
2.5 Dando vida à pesquisa: atividade de construção do conhecimento
Notas
3 Conhecimentos: como ir não só atrás da informação, mas além dela
3.1 Como os tempos são outros, é preciso uma nova visão para se enxergar
além
3.2 A ação docente acompanhando as transformações nos paradigmas
3.3 Em busca da superação: podemos dar uma "virada paradigmática?"
3.4 Um ser sendo, pensando e atuando, inteligentemente, no mundo
3.5 Dando vida à pesquisa: atividades de construção do conhecimento
Notas
4 Habilidades: os métodos como possibilidades de construção do
conhecimento científico
4.1 Repensando a metodologia científica
4.1.1 Ordenando dados, selecionando informações e construindo
conhecimentos
4.2 Um upgrade intelectual: passar do senso comum ao senso crítico
4.3 Ciência é vida, mais que nunca
4.4 Método: o caminho para a investigação científica
4.4.1 Técnicas básicas para anotações pessoais: fichamento 8 resumo
8 resenha
4.5 Dando vida à pesquisa: traçando caminhos para produzir textos
científicos
Notas
Parte II - A pesquisa como estratégia de busca do conhecimento
5 Competências: a pesquisa como meio de conhecimento e transformação
5.1 É bom fazer pesquisa, sempre
5.2 A pesquisa como recurso de aprendizagem
5.3 Decifrando a pesquisa ao fazer as perg
Albenides Ramos
Mestre em Ciências/Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Especialista em metodologia do ensino superior Professor universitário e pesquisador há mais de 35 anos, orientador de monografias Responsável por disciplinas como metodologia científica, introdução à pesquisa e fundamentos da educação em cursos como Marketing, Comunicação Social, Direito, Administração, Pedagogia e Turismo Na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, foi gerente de projetos, autor e coautor de livros que propunham novas abordagens para o ensino/aprendizagem e orientações metodológicas para professores da rede estadual No exterior, estudou e trabalhou em Otawa e Madri; em Austin, foi consultor na Texas Education Agency; em Baltimore (EUA), no Departamento de Educação de Maryland, elaborou novos conteúdos didáticos sobre o Brasil
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.