Livro Impresso
Coleção Fora de Série - Ética a Nicômaco - 2ª Edição 2017
-
ISBN:
9788530976378
- Edição: 2|2017
- Editora: Forense
R$ 130,00
In stock
SKU
1217139
ou em até 6x de R$ 21,67
“É primorosa a tradução da Ética a Nicômaco que chega agora às mãos do leitor brasileiro. Fruto da combinação da vocação do tradutor para a filosofia, de sua elegâ
- Formato: Impresso
- Páginas: 288
- Publicação: 13/06/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,43 kg
- Dimensões: 16 X 23
“É primorosa a tradução da Ética a Nicômaco que chega agora às mãos do leitor brasileiro. Fruto da combinação da vocação do tradutor para a filosofia, de sua elegância e sobriedade na escrita, e de anos de dedicação ao estudo de Aristóteles e da língua grega. [...] Embora não se possa falar de autonomia do direito entre os gregos, reconhece-se o mérito excepcional de Aristóteles de ter assinalado, pela primeira vez e em termos absolutamente explícitos, a autonomia do pensamento prático, da razão mobilizada no agir, em contraposição à razão teórica, epistêmica, que está em jogo na Ciência. A compreensão desta sua lição pode desfazer muitos dos equívocos da filosofia jurídica e moral moderna e contemporânea. Os contornos com que descreveu a phronesis fazem da teoria aristotélica do pensar prático uma reflexão ainda hoje e cada vez mais poderosa sobre o significado e sobre o que está em jogo em todo agir.”
Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, da Universidade de São Paulo, é o responsável pela introdução à edição brasileira.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
António de Castro Caeiro
(Lisboa, 1966) é professor universitário, ensaísta e tradutor. Obteve o grau de doutor em Filosofia Antiga com a tese A areté como possibilidade extrema do humano, fenomenologia da práxis em Platão e Aristóteles (1998), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Ensina na FCSH desde 1990, dedicando-se à Filosofia Antiga e à Filosofia Contemporânea. Foi Visiting Scholar na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (São Paulo), da USF (Flórida) e do Oriel College (Oxford). Traduziu do grego as Odes de Píndaro (Quetzal, 2010) e as Odes Olímpicas (Abysmo, 2017), de Píndaro. De Aristóteles, traduziu, ainda, os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas (INCM, 2014). Publicou os ensaios São Paulo: apocalipse e conversão (Aletheia, 2014) e Um Dia Não São Dias (Abysmo, 2017).