Livro Impresso
Metodologias Ativas em Direito - 1ª Edição 2020
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ISBN:
9788597025248
- Edição: 1|2020
- Editora: Atlas
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SKU
42198251
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As metodologias ativas de aprendizagem chegaram para ficar no Direito. Elas foram incorporadas nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos e estão sendo adotadas por instituições de ensino de todo o Brasil. Cada vez mais docentes procuram maneiras d

- Formato: Impresso
- Páginas: 400
- Publicação: 09/06/2020
- Capa: Brochura
- Peso: 0,65 kg
- Dimensões: 17 X 24
As metodologias ativas de aprendizagem chegaram para ficar no Direito. Elas foram incorporadas nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos e estão sendo adotadas por instituições de ensino de todo o Brasil. Cada vez mais docentes procuram maneiras de ensinar que sejam mais engajadoras, interessantes para os estudantes e efetivas para a aprendizagem. No entanto, não basta conhecer um cardápio de métodos para praticar um ensino participativo. Na hora de entrar em sala de aula, conhecer os conceitos não será suficiente para lidar com desafios e promover atividades eficazes.
Neste livro, você encontrará um mapa com vários atalhos para trazer o ensino participativo à sua prática docente. Ele não apenas mostra fundamentos para as metodologias ativas, mas detalha todos os elementos necessários para que você comece a inovar seu curso desde já. São cinco passos, começando pela definição de objetivos de aprendizagem, seguindo pela fixação de conteúdo e métodos de ensino, passando pelo planejamento e pela execução das aulas e terminando pela avaliação. Em cada um desses momentos, a obra oferece dicas práticas, listas e instrumentos, e disponibiliza conteúdo multimídia para auxiliá-lo nas suas escolhas. São questionários com respostas em tempo real de outros leitores, cartões com detalhes dos métodos, recursos virtuais para associar métodos e objetivos de aprendizagem, além de modelos de programas, notas de ensino e outros materiais.
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Ferramentas que colocam o aluno no centro do aprendizado ativo:
• Metodologia com cinco passos para aplicação
• Radares de métodos ativos
• Ferramentas on-line para escolha de objetivos e métodos
• Dicas práticas para construção de processos de avaliação
• Listas de instrumentos de avaliação
• Mecanismos para mensurar o desempenho
• Recursos para feedback e devolutivas
• Questionários com respostas em tempo real
• Modelos de programas
• Notas de ensino
Mais que um livro sobre educação, um livro para real transformação.
1 A proposta de um guia prático: como ler este livro
2 Para começar... avaliando o que você já faz
3 Primeiro passo: elaborar um programa participativo – 1ª parte: aonde chegar
4. Segundo passo: elaborar um programa participativo – 2ª parte: como chegar lá
5 Terceiro passo: preparar e planejar as atividades
6 Quarto passo: executar as atividades
7 Quinto passo: avaliar e atribuir notas
8 Conclusão: refletir sobre o curso e seus resultados
Referências bibliográficas
Índice de questionamentos
Lista de quadros, figuras e gráficos
Radares de Métodos Ativos
Sumário completo disponível aqui.
Guilherme Klafke
Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (2019). Líder de projeto no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP (CEPI) e professor do programa de pós-graduação lato sensu da mesma instituição (FGVLAW). Foi professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018). Foi coordenador da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público (2017), onde é professor e orientador desde 2012.
Marina Feferbaum
Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV DIREITO SP, onde também é professora dos programas de graduação e pós-graduação. Doutorado (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Direito pela PUC-SP (2006) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2009). Vinculada à FGV DIREITO SP desde 2004. Ministra cursos de formação docente.