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ESTRATÉGIAS PARA A CARNE BOVINA NO BRASIL

  • ISBN:

    9788522473380

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Marcos Fava Neves

R$  206,00
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4212098
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Este livro tem como principal objetivo apresentar uma radiografia completa da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, possibilitando ao leitor maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentaçã

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 272
  • Publicação: 31/08/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,54 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Este livro tem como principal objetivo apresentar uma radiografia completa da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, possibilitando ao leitor maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentação financeira, principais tendências e desafios estratégicos.

 

A obra é resultado de um trabalho de oito meses que envolveu, direta ou indiretamente, cerca de vinte pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia (MARKESTRAT), vinculado à Universidade de São Paulo. Também contou com consultores da SCOT Consultoria e com a colaboração de pesquisadores do CENA-USP. Foram realizadas inúmeras consultas e visitas a empresas e Universidades para levantar dados e informações, além de muitos debates com executivos e representantes do setor.

 

Obra recomendada para pecuaristas, agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área agropecuária. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Lista de siglas e abreviações, ix
Nota sobre os Autores, xv
Prefácio, xxi
Agradecimentos e a importância da produção brasileira de alimentos, xxiii

 

1 Mapeamento e quantificação da cadeia da carne bovina em 2010, 1
1.1 Método, 2
1.2 Antes da fazenda, 5
1.3 Nas fazendas, 14
1.4 Após as fazendas, 15
1.5 Agentes facilitadores, 28

 

2 O consumidor e as estratégias de captura de valor na cadeia da carne bovina, 43
2.1 Evolução do consumo no mundo, 43
2.2 Evolução do consumo no Brasil, 49
2.3 Benefícios do consumo, 54
2.4 Tipos de cortes, 57
2.5 Questões éticas e religiosas no consumo, 60
2.6 Atributos considerados no consumo, 61
2.7 Nichos de mercado e estratégias de diferenciação, 64
2.8 Brazilian Beef: um exemplo de ação coletiva, 65
3 A indústria frigorífica e o mercado internacional, 69

 

3.1 A concentração no varejo, 69
3.2 A internacionalização e consolidação da indústria brasileira, 73
3.3 A produção mundial de carne bovina, 80
3.4 Estimativas para o mercado internacional da carne bovina em 2012, 83
3.5 Exportações brasileiras de carne bovina, 86
3.6 Barreiras tarifárias e não tarifárias, 96
3.6.1 União Europeia e Cota Hilton, 100
3.6.2 Barreiras da Rússia ? o maior importador de carne bovina brasileira, 103
3.6.3 Barreiras dos Estados Unidos e Nafta ? o maior importador mundial de carne bovina, 104
3.6.4 Barreiras da Ásia e Pacífico ? o consumo que cresce no Oriente, 105

 

4 A produção pecuária no Brasil, 108
4.1 Origens da produção contemporânea de carne bovina, 108
4.2 Desenvolvimento do rebanho brasileiro, 108
4.3 Estabelecimento dos primeiros frigoríficos no Brasil, 110
4.4 Produção de carne bovina no Brasil, 112
4.5 Custo de produção, 116
4.6 Uso de tecnologia, 122
4.6.1 Melhoramento genético de bovinos, 123
4.6.2 Confinamento, 125
4.6.2.1 Consumo de grãos e farelos pelos confinamentos, 132
4.6.3 Produtividade da pecuária brasileira, 135
4.6.4 Evolução dos contratos no Mercado Futuro, 139
4.7 Bem-estar e saúde animal, 140
4.7.1 Bem-estar animal, 140
4.7.2 Panorama da Febre Aftosa no Brasil, 144
4.7.3 Panorama da Encefalopatia Espongiforme Bovina no Brasil, 149

 

5 Meio ambiente e sustentabilidade, 150
5.1 Uso da terra, 153
5.2 Emissões de gases do efeito estufa na pecuária brasileira, 154
5.2.1 Fontes de emissão, 155
5.2.2 Perfil da emissão de GEE proveniente da atividade pecuária no Brasil, 157
5.2.3 Mitigação da emissão de GEE, 163

 

6 Desafios e agenda estratégica da cadeia produtiva, 165
6.1

 


Marcos Fava Neves

 

Mestre e doutor em Administração de Empresas (Estratégias de Arrendamento Industrial e Citricultural) pela FEA/USP

 

Pós

 

graduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França

 

Pós

 

graduado em canais (networks) de distribuição na Holanda

 

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

 

Doutro em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos) pela FEA

 

USP

 

Livre

 

Docente (Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda)

 

Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica

 

 

Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) da USP desde 1992, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing para diversas empresas e cadeias do agronegócio brasileiro

 

Professor titular FEA

 

USP

 

Ribeirão Preto

 

Ex

 

coordenador do PENSA

 

Programa de Agronegócios da USP

 

Criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos de Marketing e Estratégia da USP)

 

70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes

 

Autor, co

 

autor e organizador de 26 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Urugau, Inglaterra e Holanda

 

Articulista do jornal China Daily de Pequin e da Folha de S. Paulo

 

Escreveu artigos para O Estado de S. Paulo e dois casos para a Universidade de Harvard

 

Professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires

 

Chefe do Departamento de Administração da USP

 

Professor titular FEA

 

USP