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E-Book - INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
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ISBN:
9788522478392
- Edição: 10|2010
- Editora: Atlas
R$ 110,00
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4210217
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O processo de transmissão/aquisição da cultura, apesar de todo o avanço tecnológico observado na área de comunicações, ainda é fundamentalmente realizado através da leitura. Há, contudo, entre os professores universitários, a mesma queixa generalizad
O processo de transmissão/aquisição da cultura, apesar de todo o avanço tecnológico observado na área de comunicações, ainda é fundamentalmente realizado através da leitura.
Há, contudo, entre os professores universitários, a mesma queixa generalizada: os alunos não têm o hábito da leitura. O fato é que os estudantes não estão habituados a encarar a leitura como um processo mais abrangente, que envolva o leitor com o autor, não conseguindo prestar atenção, entender e analisar o que lêem.
Tendo isso em vista, este livro divide-se em duas partes. A primeira (Requisitos Básicos) enfatiza a importância da leitura, técnicas para elaboração dos trabalhos de graduação, técnicas de pesquisa bibliográfica, fases de pesquisa bibliográfica, partes que compõem um trabalho de graduação, normas para redação dos trabalhos e a elaboração de seminários.
A segunda parte (Introdução à Pesquisa Científica) traz informações sobre métodos e técnicas de pesquisa, pesquisa de campo e relatório de pesquisa.
Prefácio à 10ª edição, xi
Prefácio à 5ª edição, xiii
Prefácio à 1ª edição, xv
Parte I ¿ Requisitos Básicos, 1
1 A importância da leitura, 3
1.1 Tipos de leitura, 4
1.2 Finalidades da leitura, 7
1.3 Modalidades de leitura, 7
1.4 Fases da leitura informativa, 8
1.5 Tipos de análise de textos, 9
2 Técnicas para a elaboração dos trabalhos de graduação, 11
2.1 Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir, 11
2.2 Elaboração de esquemas, 12
2.3 Tipos de resumo, 15
2.4 Redação de resumos: parágrafos e capítulos, 17
2.5 Redação de resumos de livros, 23
3 Técnicas de pesquisa bibliográfica, 25
3.1 O uso da biblioteca: fontes bibliográficas, 25
3.2 Identificação das fontes, 27
3.3 Classificação das fontes, 28
3.4 Fontes primárias e secundárias, 28
3.5 Pesquisa bibliográfica na Internet, 30
3.5.1 Usando sites de busca, 31
3.5.2 Copiando arquivos com o navegador, 34
3.5.3 Otimizando os resultados, 35
3.5.4 Pesquisa em sites específicos, 37
4 Fases da pesquisa bibliográfica, 45
4.1 Escolha e delimitação do tema, 45
4.2 A coleta de dados, 46
4.3 Localização das informações, 46
4.4 Documentação dos dados: anotações e fichamentos, 47
4.4.1 Fichas: tamanhos e conteúdos, 47
4.4.2 Uso das fichas e organização dos fichários, 49
4.5 Seleção do material, 56
4.6 Plano do trabalho, 57
4.7 Redação das partes, 57
4.8 Leitura crítica para a redação final, 58
4.9 Organização da bibliografia, 58
5 Fases da elaboração dos trabalhos de graduação, 71
5.1 Escolha do tema, 71
5.2 Delimitação do assunto, 72
5.3 Pesquisa bibliográfica: leituras e fichamentos, 73
5.4 Seleção do material coletado, 73
5.5 Reflexão, 74
5.6 Planejamento do trabalho, 74
5.7 Redação prévia das partes, 75
5.8 Revisão do conteúdo e da redação, 75
5.9 Redação final e organização da bibliografia, 76
6 Partes que compõem um trabalho de graduação, 77
6.1 Folha de rosto, 77
6.2 Sumário/índice, 79
6.3 Partes obrigatórias ou corpo do trabalho, 79
6.3.1 Introdução, 79
6.3.2 Desenvolvimento, 80
6.3.3 Conclusão, 81
6.4 Parte referencial, 81
6.4.1 Apêndices e anexos, 82
6.4.2 Bibliografia, 82
7 Apresentação dos trabalhos: aspectos exteriores, 83
7.1 Tamanho das folhas e numeração, 83
7.2 Margens e espaços, 84
7.3 Títulos e subtítulos, 84
7.4 A escrita: normas gerais, 86
8 Normas para a redação dos trabalhos, 89
8.1 Objetividade, 89
8.2 Impessoalidade, 89
8.3 Estilo, 90
8.4 Clareza e concisão, 90
8.5 Modéstia e cortesia, 91
8.6 Técnica de cit
Prefácio à 5ª edição, xiii
Prefácio à 1ª edição, xv
Parte I ¿ Requisitos Básicos, 1
1 A importância da leitura, 3
1.1 Tipos de leitura, 4
1.2 Finalidades da leitura, 7
1.3 Modalidades de leitura, 7
1.4 Fases da leitura informativa, 8
1.5 Tipos de análise de textos, 9
2 Técnicas para a elaboração dos trabalhos de graduação, 11
2.1 Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir, 11
2.2 Elaboração de esquemas, 12
2.3 Tipos de resumo, 15
2.4 Redação de resumos: parágrafos e capítulos, 17
2.5 Redação de resumos de livros, 23
3 Técnicas de pesquisa bibliográfica, 25
3.1 O uso da biblioteca: fontes bibliográficas, 25
3.2 Identificação das fontes, 27
3.3 Classificação das fontes, 28
3.4 Fontes primárias e secundárias, 28
3.5 Pesquisa bibliográfica na Internet, 30
3.5.1 Usando sites de busca, 31
3.5.2 Copiando arquivos com o navegador, 34
3.5.3 Otimizando os resultados, 35
3.5.4 Pesquisa em sites específicos, 37
4 Fases da pesquisa bibliográfica, 45
4.1 Escolha e delimitação do tema, 45
4.2 A coleta de dados, 46
4.3 Localização das informações, 46
4.4 Documentação dos dados: anotações e fichamentos, 47
4.4.1 Fichas: tamanhos e conteúdos, 47
4.4.2 Uso das fichas e organização dos fichários, 49
4.5 Seleção do material, 56
4.6 Plano do trabalho, 57
4.7 Redação das partes, 57
4.8 Leitura crítica para a redação final, 58
4.9 Organização da bibliografia, 58
5 Fases da elaboração dos trabalhos de graduação, 71
5.1 Escolha do tema, 71
5.2 Delimitação do assunto, 72
5.3 Pesquisa bibliográfica: leituras e fichamentos, 73
5.4 Seleção do material coletado, 73
5.5 Reflexão, 74
5.6 Planejamento do trabalho, 74
5.7 Redação prévia das partes, 75
5.8 Revisão do conteúdo e da redação, 75
5.9 Redação final e organização da bibliografia, 76
6 Partes que compõem um trabalho de graduação, 77
6.1 Folha de rosto, 77
6.2 Sumário/índice, 79
6.3 Partes obrigatórias ou corpo do trabalho, 79
6.3.1 Introdução, 79
6.3.2 Desenvolvimento, 80
6.3.3 Conclusão, 81
6.4 Parte referencial, 81
6.4.1 Apêndices e anexos, 82
6.4.2 Bibliografia, 82
7 Apresentação dos trabalhos: aspectos exteriores, 83
7.1 Tamanho das folhas e numeração, 83
7.2 Margens e espaços, 84
7.3 Títulos e subtítulos, 84
7.4 A escrita: normas gerais, 86
8 Normas para a redação dos trabalhos, 89
8.1 Objetividade, 89
8.2 Impessoalidade, 89
8.3 Estilo, 90
8.4 Clareza e concisão, 90
8.5 Modéstia e cortesia, 91
8.6 Técnica de cit
Maria Margarida de Andrade
Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da USP (Tese: Linguagem e cultura dos pescadores da região de Iguape Estado de São Paulo)Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos castanheiros da região de Marabá PA)Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USPProfessora de Língua Portuguesa (1a e 2a Graus) da rede Oficial do Ensino do Estado de São Paulo (19491982)Professora do Curso de Letras (Literatura Portuguesa, Lingüística e Estilística) da Universidade Cidade de São Paulo UNICID (19851988)Professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles SP (19841989)Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica)Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (19871994) Professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero (19951996)Proferiu palestras, ministrou cursos e minicursos em várias universidades, de 1989 até o presente
Maria Margarida de Andrade
Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da USP (Tese: Linguagem e cultura dos pescadores da região de Iguape Estado de São Paulo)Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos castanheiros da região de Marabá PA)Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USPProfessora de Língua Portuguesa (1a e 2a Graus) da rede Oficial do Ensino do Estado de São Paulo (19491982)Professora do Curso de Letras (Literatura Portuguesa, Lingüística e Estilística) da Universidade Cidade de São Paulo UNICID (19851988)Professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles SP (19841989)Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica)Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (19871994) Professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero (19951996)Proferiu palestras, ministrou cursos e minicursos em várias universidades, de 1989 até o presente
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