Livro Impresso
Introdução à Metodologia do Trabalho Científico
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ISBN:
9788522458561
- Edição: 10|2010
- Editora: Atlas
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4210116
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Presente nos mais diferentes currículos dos cursos de graduação, o Trabalho Científico requer uma leitura atenciosa e coleta de dados para a redação de um texto acadêmico. Por isso, Introduç&atil
- Formato: Impresso
- Páginas: 176
- Publicação: 22/03/2010
- Capa: Brochura
- Peso: 0,30 kg
- Dimensões: 17 X 24
Presente nos mais diferentes currículos dos cursos de graduação, o Trabalho Científico requer uma leitura atenciosa e coleta de dados para a redação de um texto acadêmico. Por isso, Introdução à Metodologia do Trabalho Científico, da autora Maria Margarida de Andrade, enfatiza a importância do habito de leitura, além de informar sobre técnicas para elaboração dos trabalhos de graduação, técnicas de pesquisa bibliográfica, fases de pesquisa bibliográfica, partes que compõem um trabalho de graduação, normas para redação dos trabalhos e a elaboração de seminários.
O livro ensina também sobre métodos e técnicas de pesquisa, pesquisa de campo e relatório de pesquisa.
Prefácio à 10ª edição, xi
Prefácio à 5ª edição, xiii
Prefácio à 1ª edição, xv
Parte I ¿ Requisitos Básicos, 1
1 A importância da leitura, 3
1.1 Tipos de leitura, 4
1.2 Finalidades da leitura, 7
1.3 Modalidades de leitura, 7
1.4 Fases da leitura informativa, 8
1.5 Tipos de análise de textos, 9
2 Técnicas para a elaboração dos trabalhos de graduação, 11
2.1 Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir, 11
2.2 Elaboração de esquemas, 12
2.3 Tipos de resumo, 15
2.4 Redação de resumos: parágrafos e capítulos, 17
2.5 Redação de resumos de livros, 23
3 Técnicas de pesquisa bibliográfica, 25
3.1 O uso da biblioteca: fontes bibliográficas, 25
3.2 Identificação das fontes, 27
3.3 Classificação das fontes, 28
3.4 Fontes primárias e secundárias, 28
3.5 Pesquisa bibliográfica na Internet, 30
3.5.1 Usando sites de busca, 31
3.5.2 Copiando arquivos com o navegador, 34
3.5.3 Otimizando os resultados, 35
3.5.4 Pesquisa em sites específicos, 37
4 Fases da pesquisa bibliográfica, 45
4.1 Escolha e delimitação do tema, 45
4.2 A coleta de dados, 46
4.3 Localização das informações, 46
4.4 Documentação dos dados: anotações e fichamentos, 47
4.4.1 Fichas: tamanhos e conteúdos, 47
4.4.2 Uso das fichas e organização dos fichários, 49
4.5 Seleção do material, 56
4.6 Plano do trabalho, 57
4.7 Redação das partes, 57
4.8 Leitura crítica para a redação final, 58
4.9 Organização da bibliografia, 58
5 Fases da elaboração dos trabalhos de graduação, 71
5.1 Escolha do tema, 71
5.2 Delimitação do assunto, 72
5.3 Pesquisa bibliográfica: leituras e fichamentos, 73
5.4 Seleção do material coletado, 73
5.5 Reflexão, 74
5.6 Planejamento do trabalho, 74
5.7 Redação prévia das partes, 75
5.8 Revisão do conteúdo e da redação, 75
5.9 Redação final e organização da bibliografia, 76
6 Partes que compõem um trabalho de graduação, 77
6.1 Folha de rosto, 77
6.2 Sumário/índice, 79
6.3 Partes obrigatórias ou corpo do trabalho, 79
6.3.1 Introdução, 79
6.3.2 Desenvolvimento, 80
6.3.3 Conclusão, 81
6.4 Parte referencial, 81
6.4.1 Apêndices e anexos, 82
6.4.2 Bibliografia, 82
7 Apresentação dos trabalhos: aspectos exteriores, 83
7.1 Tamanho das folhas e numeração, 83
7.2 Margens e espaços, 84
7.3 Títulos e subtítulos, 84
7.4 A escrita: normas gerais, 86
8 Normas para a redação dos trabalhos, 89
8.1 Objetividade, 89
8.2 Impessoalidade, 89
8.3 Estilo, 90
8.4 Clareza e concisão, 90
8.5 Modéstia e cortesia, 91
8.6 Técnica de cit
Prefácio à 5ª edição, xiii
Prefácio à 1ª edição, xv
Parte I ¿ Requisitos Básicos, 1
1 A importância da leitura, 3
1.1 Tipos de leitura, 4
1.2 Finalidades da leitura, 7
1.3 Modalidades de leitura, 7
1.4 Fases da leitura informativa, 8
1.5 Tipos de análise de textos, 9
2 Técnicas para a elaboração dos trabalhos de graduação, 11
2.1 Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir, 11
2.2 Elaboração de esquemas, 12
2.3 Tipos de resumo, 15
2.4 Redação de resumos: parágrafos e capítulos, 17
2.5 Redação de resumos de livros, 23
3 Técnicas de pesquisa bibliográfica, 25
3.1 O uso da biblioteca: fontes bibliográficas, 25
3.2 Identificação das fontes, 27
3.3 Classificação das fontes, 28
3.4 Fontes primárias e secundárias, 28
3.5 Pesquisa bibliográfica na Internet, 30
3.5.1 Usando sites de busca, 31
3.5.2 Copiando arquivos com o navegador, 34
3.5.3 Otimizando os resultados, 35
3.5.4 Pesquisa em sites específicos, 37
4 Fases da pesquisa bibliográfica, 45
4.1 Escolha e delimitação do tema, 45
4.2 A coleta de dados, 46
4.3 Localização das informações, 46
4.4 Documentação dos dados: anotações e fichamentos, 47
4.4.1 Fichas: tamanhos e conteúdos, 47
4.4.2 Uso das fichas e organização dos fichários, 49
4.5 Seleção do material, 56
4.6 Plano do trabalho, 57
4.7 Redação das partes, 57
4.8 Leitura crítica para a redação final, 58
4.9 Organização da bibliografia, 58
5 Fases da elaboração dos trabalhos de graduação, 71
5.1 Escolha do tema, 71
5.2 Delimitação do assunto, 72
5.3 Pesquisa bibliográfica: leituras e fichamentos, 73
5.4 Seleção do material coletado, 73
5.5 Reflexão, 74
5.6 Planejamento do trabalho, 74
5.7 Redação prévia das partes, 75
5.8 Revisão do conteúdo e da redação, 75
5.9 Redação final e organização da bibliografia, 76
6 Partes que compõem um trabalho de graduação, 77
6.1 Folha de rosto, 77
6.2 Sumário/índice, 79
6.3 Partes obrigatórias ou corpo do trabalho, 79
6.3.1 Introdução, 79
6.3.2 Desenvolvimento, 80
6.3.3 Conclusão, 81
6.4 Parte referencial, 81
6.4.1 Apêndices e anexos, 82
6.4.2 Bibliografia, 82
7 Apresentação dos trabalhos: aspectos exteriores, 83
7.1 Tamanho das folhas e numeração, 83
7.2 Margens e espaços, 84
7.3 Títulos e subtítulos, 84
7.4 A escrita: normas gerais, 86
8 Normas para a redação dos trabalhos, 89
8.1 Objetividade, 89
8.2 Impessoalidade, 89
8.3 Estilo, 90
8.4 Clareza e concisão, 90
8.5 Modéstia e cortesia, 91
8.6 Técnica de cit
Maria Margarida de Andrade
Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da USP (Tese: Linguagem e cultura dos pescadores da região de Iguape
Estado de São Paulo)
Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos castanheiros da região de Marabá
PA)
Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USP
Professora de Língua Portuguesa (1a e 2a Graus) da rede Oficial do Ensino do Estado de São Paulo (1949
1982)
Professora do Curso de Letras (Literatura Portuguesa, Lingüística e Estilística) da Universidade Cidade de São Paulo
UNICID (1985
1988)
Professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles
SP (1984
1989)
Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica)
Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (1987
1994)
Professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero (1995
1996)
Proferiu palestras, ministrou cursos e minicursos em várias universidades, de 1989 até o presente
Maria Margarida de Andrade
Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da USP (Tese: Linguagem e cultura dos pescadores da região de Iguape
Estado de São Paulo)
Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos castanheiros da região de Marabá
PA)
Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USP
Professora de Língua Portuguesa (1a e 2a Graus) da rede Oficial do Ensino do Estado de São Paulo (1949
1982)
Professora do Curso de Letras (Literatura Portuguesa, Lingüística e Estilística) da Universidade Cidade de São Paulo
UNICID (1985
1988)
Professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles
SP (1984
1989)
Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica)
Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (1987
1994)
Professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero (1995
1996)
Proferiu palestras, ministrou cursos e minicursos em várias universidades, de 1989 até o presente