Livro Impresso
MÉTODOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
-
ISBN:
9788522499045
- Edição: 6|2015
- Editora: Atlas
R$ 168,00
In stock
SKU
4215208
ou em até 8x de R$ 21,00
Teoria e método são interdependentes. Ambos buscam realizar o objetivo da pesquisa, oferecendo resposta ao problema que suscitou investigação. Consciente embora da relação teoria/método, este livro elege o método e apresenta alguns postos à disposiçã
- Formato: Impresso
- Páginas: 296
- Publicação: 15/04/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,49 kg
- Dimensões: 17 X 24
Teoria e método são interdependentes. Ambos buscam realizar o objetivo da pesquisa, oferecendo resposta ao problema que suscitou investigação. Consciente embora da relação teoria/método, este livro elege o método e apresenta alguns postos à disposição do pesquisador. A separação da teoria, dá-se aqui, apenas para fins didáticos.
Trata-se de um livro prático. Ele está estruturado em 22 capítulos, cada um deles apresentando um método diferente, por ordem alfabética. São eles: análise de conteúdo, análise do discurso, analogias e metáforas, construção de desenhos, desconstrução, etnografia, fenomenologia, fotoetnografia, grounded theory, grupos de foco, história oral, historiografia, mapas cognitivos, mapas de associação de idéias, método Delphi, metodologia reflexiva, netnografia, pesquisa-ação, técnicas de complemento, técnicas de construção, teste de evocação de palavras e triangulação.
De cada método são explicitadas suas palavras-chaves, suas características principais, como utilizá-lo, além de exemplos de seu uso em pesquisas já publicadas. Na seção sobre como utilizar são apresentados passos básicos e recomendações operacionais para o leitor.
Livro destinado a estudantes de pós-graduação e de graduação dos cursos de Administração, Educação e Ciências Humanas e Sociais
Apresentação, 1
1 Análise de Conteúdo, 7
2 Análise do Discurso, 18
3 Analogias e Metáforas, 30
4 Construção de Desenhos, 42
5 Desconstrução, 55
6 Etnografia, 64
7 Fenomenologia, 75
8 Fotoetnografia, 83
9 Grounded Theory, 96
10 Grupos de Foco, 105
11 História Oral, 115
12 Historiografia, 124
13 Mapas Cognitivos, 136
14 Mapas de Associação de Ideias, 150
15 Método Delphi, 164
16 Metodologia Reflexiva, 177
17 Netnografia, 187
18 Pesquisa-ação, 195
19 Técnicas de Complemento, 208
20 Técnicas de Construção, 220
21 Teste de Evocação de Palavras, 234
22 Triangulação, 247 Uma Palavra Final, 257
Referências, 259
Índice remissivo, 279
1 Análise de Conteúdo, 7
2 Análise do Discurso, 18
3 Analogias e Metáforas, 30
4 Construção de Desenhos, 42
5 Desconstrução, 55
6 Etnografia, 64
7 Fenomenologia, 75
8 Fotoetnografia, 83
9 Grounded Theory, 96
10 Grupos de Foco, 105
11 História Oral, 115
12 Historiografia, 124
13 Mapas Cognitivos, 136
14 Mapas de Associação de Ideias, 150
15 Método Delphi, 164
16 Metodologia Reflexiva, 177
17 Netnografia, 187
18 Pesquisa-ação, 195
19 Técnicas de Complemento, 208
20 Técnicas de Construção, 220
21 Teste de Evocação de Palavras, 234
22 Triangulação, 247 Uma Palavra Final, 257
Referências, 259
Índice remissivo, 279
Sylvia Constant Vergara
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestre em Administração Pública Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio na Beckman High School, New York, EUA Professora titular da escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV) Pesquisadora Conferencista Palestrante de consultora de organizações privadas e públicas