Livro Impresso
Revolucionando a Docência Universitária
-
ISBN:
9788597017878
- Edição: 1|2018
- Editora: Atlas
De:
R$ 136,00
Por:
R$ 49,90
In stock
SKU
4218215
ou em até 2x de R$ 24,95
Nunca é demais lembrar que os docentes universitários, notadamente nos cursos de bacharelado, não têm uma instância de formação pedagógica sistematizada. Esse esforço fica por conta
- Formato: Impresso
- Páginas: 304
- Publicação: 23/07/2018
- Capa: Brochura
- Peso: 0,45 kg
- Dimensões: 16 X 23
Nunca é demais lembrar que os docentes universitários, notadamente nos cursos de bacharelado, não têm uma instância de formação pedagógica sistematizada. Esse esforço fica por conta das instituições de ensino ou dos próprios docentes. Também é fato que muitos professores experimentam a sala de aula sem nenhum preparo relativo a temas como planejamento educacional, currículo, avaliações, carreira, tecnologia educacional e ensino a distância, entre tantos outros que são relevantes para sua prática pedagógica. Conscientes dessa necessidade, os autores deste livro apresentam conceitos essenciais para a docência, utilizando-se de textos leves e ilustrados por storytellings que abordam questões-chave de cada uma das temáticas apresentadas. Livro-texto para as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Didática para o Ensino Superior, em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Bibliografia complementar para as disciplinas Tecnologia da Educação, Formação Docente e Didática. Indicado para gestores educacionais e coordenadores de cursos, docentes, pós-graduandos e discentes de cursos superiores, bem como para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
Parte I – Sala de Aula
1 Planejamento no ensino superior
2 Currículo
3 avaliação discente
4 Tecnologias educacionais
Parte II – Formação docente
5 Fases da vida profissional docente
6 Formação docente para o ensino superior
7 Quem orienta o orientador?
8 Virei professor, e agora? Conselhos para o ingresso na docência do ensino superior
Parte III – Contexto do ensino superior
9 Panorama do ensino superior no Brasil
10 Avaliação institucional
11 Estudantes universitários na perspectiva das gerações
12 Educação a distância: perspectivas e desafios
Referências
Gilberto José Miranda
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Ciências Contábeis pela UFU. Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da mesma instituição. Coautor dos livros Análise avançada das demonstrações contábeis, Análise didática das demonstrações contábeis, Revolucionando a sala de aula e Revolucionando o desempenho acadêmico, publicados pelo GEN | Atlas.
Edvalda Leal
Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Controladoria e Contabilidade pela UFU. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFU. Coautora dos livros Revolucionando a sala de aula e Revolucionando o desempenho acadêmico, publicados pelo GEN | Atlas.
Silvia Casa Nova
Mestre e doutora em Contabilidade e Controladoria pela USP. Livre-docente em Educação Contábil na USP. Pós-doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade pela FGV-SP. Foi visiting scholar do Organizational Leadership, Policy and Development Department no College of Education and Human Development da University of Minnesota e visiting researcher na Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa. É professora titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e fundadora do GENERAS – Núcleo FEA/USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade. Coautora dos livros Revolucionando a sala de aula e Revolucionando o desempenho acadêmico, publicados pelo GEN | Atlas.