Livro Impresso
Revolucionando a Sala de Aula
-
ISBN:
9788597011906
- Edição: 1|2017
- Editora: Atlas
R$ 113,00
In stock
SKU
4217042
ou em até 5x de R$ 22,60
Adquira seu exemplar e GANHE ACESSO EXCLUSIVO por 30 dias ao curso Revolucionando a Sala de Aula. Para saber mais sobre o curso, clique aqui! Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formaç&ati
- Formato: Impresso
- Páginas: 264
- Publicação: 04/07/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,40 kg
- Dimensões: 16 X 23
Adquira seu exemplar e GANHE ACESSO EXCLUSIVO por 30 dias ao curso Revolucionando a Sala de Aula.
Para saber mais sobre o curso, clique aqui!
Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Gradativamente, essa preocupação foi alcançando outras áreas do conhecimento. Nos dias atuais, tem ficado cada vez mais claro que apenas o domínio do conteúdo — embora fundamental no processo de ensino e aprendizagem — não é suficiente.
Neste livro, são abordadas 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, desde as mais tradicionais, como a aula expositiva e o Seminário, até as técnicas mais contemporâneas na área de negócios, como o Problem-Based Learning (PBL) e o Role-play. Em todas elas, houve a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativo, tendo professor e aluno como os protagonistas do fenômeno.
Recomendado para professores e profissionais da Educação que tenham como desafio melhorar o nível de aprendizado e motivação dos estudantes em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
1 A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana
2 Visita técnica: uma viagem pela teoria-prática-ensino-aprendizagem
3 Ensino e pesquisa: duas faces de uma mesma moeda
4 Grupo de Verbalização/Grupo de Observação (GV-GO)
5 Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista
6 Seminário: da técnica de ensino à polinização de ideias
7 O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto!
8 O uso do método do caso de ensino na educação na área de negócios
9 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL): podemos contar com essa alternativa?
10 Filmes no processo de ensino e aprendizagem
11 Encenando o ambiente de negócios: a representação teatral como técnica pedagógica
12 O role-play (jogo de papéis) aplicado no ensino e aprendizagem
13 Storytelling: aprendizado de longo prazo
14 Painel integrado: envolvendo todos individualmente
15 Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes
Sumário completo disponível aqui.
Edvalda Leal
É Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU. Pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade.
Gilberto José Miranda
É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU.
Silvia Casa Nova
É Mestre e doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), onde atua como livre-docente em Educação Contábil. Pós-doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Foi visiting scholar no Organizational Leadership, Policy and Development Department no College of Education and Human Development (OLPDCEHD) da University of Minnesota e visiting researcher na Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa (BRU-IUL). É professora-associada do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e fundadora do GENERAS – Núcleo FEA/USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade.