Livro Impresso
MANUAL DE ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
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ISBN:
9788522498772
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
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SKU
4215295
ou em até 10x de R$ 21,30
Trata-se do primeiro manual brasileiro que destaca os diversos aspectos relacionados aos estudos de usuários da informação e resgata, historicamente, a produção sobre a temática em língua inglesa e também os estudos latino-americanos, com maior ênfas

- Formato: Impresso
- Páginas: 464
- Publicação: 27/05/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,62 kg
- Dimensões: 17 X 24
Trata-se do primeiro manual brasileiro que destaca os diversos aspectos relacionados aos estudos de usuários da informação e resgata, historicamente, a produção sobre a temática em língua inglesa e também os estudos latino-americanos, com maior ênfase na produção nacional, para melhor entendimento do estado da arte do tema no contexto brasileiro.
Além de ser pioneiro na abordagem e abrangência do seu conteúdo, o livro contém regras e fórmulas que podem, de fato, auxiliar os profissionais interessados em compreender os indivíduos como usuários da informação. É uma obra que não descuida da abordagem metodológica, ao apresentar e discutir modelos, métodos e técnicas de coleta para a realização de estudos de usuários da informação, complementados com exemplos práticos.
Reúne na mesma obra as questões referentes às pesquisas e seus aspectos metodológicos, bem como inclui significativas referências de obras consultadas. A obra está dividida em duas grandes partes. A primeira mostra a visão reflexiva, onde são apresentados todos os conceitos julgados importantes para se entender com o melhor detalhamento possível os estudos de usuários da informação. A segunda parte é mais prática, voltada para o conteúdo técnico e metodológico, onde o estudo dos usuários da informação é apresentado como um instrumento de planejamento e gestão. Assim, entendem os autores, além de simplesmente saber como fazer, os profissionais e estudiosos podem entender por que fazer, com uma base mais segura, que confere qualidade ao que deve ser feito, facilitando, por conseguinte, a análise dos dados coletados.
Livro recomendado para gestores e profissionais de todas as áreas que estão envolvidos com a elaboração e distribuição de produtos e serviços informativos e precisam entender melhor as demandas de informação dos indivíduos, grupos de indivíduos e comunidades a quem os produtos e serviços se destinam. Leitura complementar para estudos de usuários da informação, com especial destaque em Metodologia de Pesquisa, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Administração.
Prefácio, vii
Apresentação e agradecimentos, xi
Nota sobre os autores, xv
Parte 1 – Reflexões sobre os Estudos de Usuários da Informação, 1
1 Conceitos introdutórios, 3
2 O que é o estudo de usuários da informação?, 33
3 Interlocuções do estudo de usuários com outras áreas do conhecimento, 55
4 A literatura sobre estudo de usuários, 69
5 Fundamentos e modelos teóricos para o desenvolvimento dos estudos de usuários, 81
Parte 2 – Estudo de usuários da informação como instrumento de planejamento e gestão, 145
1 Planejamento e realização do estudo de usuários, 147
2 As pesquisas e o estudo de usuários da informação, 157
3 População ou universo, censo, amostra e amostragem, 171
4 Coleta de dados para o estudo de usuários, 193
5 Apresentação dos resultados do estudo realizado, 299
Referências, 431
Apresentação e agradecimentos, xi
Nota sobre os autores, xv
Parte 1 – Reflexões sobre os Estudos de Usuários da Informação, 1
1 Conceitos introdutórios, 3
2 O que é o estudo de usuários da informação?, 33
3 Interlocuções do estudo de usuários com outras áreas do conhecimento, 55
4 A literatura sobre estudo de usuários, 69
5 Fundamentos e modelos teóricos para o desenvolvimento dos estudos de usuários, 81
Parte 2 – Estudo de usuários da informação como instrumento de planejamento e gestão, 145
1 Planejamento e realização do estudo de usuários, 147
2 As pesquisas e o estudo de usuários da informação, 157
3 População ou universo, censo, amostra e amostragem, 171
4 Coleta de dados para o estudo de usuários, 193
5 Apresentação dos resultados do estudo realizado, 299
Referências, 431
Edmundo Brandão Dantas
Doutor em Ciência da Informação (UnB) Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento Estratégico (Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) Especializado em Marketing (Fundação Getúlio Vargas FGV) Especializado em Comunicação Social (Centro de Ensino Unificado de Brasília Ceub) Graduado em Engenharia de Telecomunicações (Instituto Nacional de Telecomunicações Inatel) e Ciências Econômicas (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal) ProfessorAdjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Exprofessor da área de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília UniCEUB e de outras instituições privadas de ensino superior, como FGVDF, IBMEC e Universidade Católica de Brasília em cursos de pósgraduação lato sensu Larga experiência no mercado, como gerente de marketing da Telebrasília Exgerente do mercado residencial da Brasil Telecom no CentroOeste Consultor de empresas
Murilo Bastos da Cunha
Professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) Mestre em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Doutor pela Universidade de Michigan (EUA) Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia Diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e diretor da Biblioteca Central da UnB
Sueli Angelica do Amaral
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), onde concluiu o mestrado na mesma área Especialista em Planejamento e Marketing de Serviços de Informação, pela School of Library and Information Studies da University of Wisconsin, Madison (EUA) Especialista em Marketing para Empresas Públicas pela Fundação Getulio Vargas Professora associada da Faculdade de Ciência da Informação da UnB Coordenou o Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação e participou como colaboradora do Programa de Pósgraduação em Administração Pesquisadora nível 1 em Produtividade de Pesquisa no CNPq Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação