• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - PROBLEM BASED LEARNING - PBL NO ENSINO DE CONTABILIDADE

  • ISBN:

    9788522499687

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Daiana Bragueto Martins e Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

R$  106,00
In stock
SKU
4215472
ou em até 5x de R$ 21,20

    Esse(a) e-book é para:

< >
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Pr
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 176
  • Publicação: 29/07/2015
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).

Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.

Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.

Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.
Prefácio, ix
Apresentação, xi

1    O Ensino da Nova Geração de Contadores, 1
1.1    Contadores da Geração Y, 2
1.2    Desenvolvimento das competências do contador, 5
1.1.1    Conhecimentos, 9
1.1.2    Habilidades, 12
1.1.3    Atitudes, 16
1.1.4    Competências do contador e o PBL, 19

2    PBL como Metodologia de Ensino Ativa, 23
2.1    Processo de ensino-aprendizagem tradicional versus PBL, 25
2.2    Metodologia da Problematização versus PBL, 37

3    História, Características, Elementos e o Processo do PBL, 46
3.1    História do PBL: do mundo para o Brasil, 46
3.2    História do PBL: da Medicina para a Contabilidade, 49
3.3    Fundamentos do PBL, 58
3.4    Objetivos do PBL, 60
3.5    Características do PBL, 61
3.6    Os elementos do PBL, 68
3.6.1    O problema, 68
3.6.2    O aluno, 76
3.6.3    O professor, 77
3.7    O processo no PBL, 81

4    Avaliação em PBL, 86
4.1    O processo avaliativo no PBL, 86
4.2    Modelos avaliativos das principais IES que utilizam o PBL, 91

5    Relatos de Experiência em PBL no Ensino Superior, 99
5.1    Experiência com PBL na Ásia na voz da professora doutora Nachamma Sockalingam, 99
5.1.1    A estrutura de PBL utilizada, 99
5.1.2    O processo avaliativo, 102
5.1.3    Os recursos utilizados e o ambiente de aprendizagem em sala de aula, 103
5.1.4    Dificuldades no processo de planejamento, execução e acompanhamento do PBL, 103
5.2    Experiência com PBL na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo na voz do professor doutor Ulisses Ferreira Araújo, 104
5.2.1    O processo avaliativo, 107
5.2.2    As dificuldades, as vantagens e as desvantagens no processo de planejamento, execução e acompanhamento do PBL, 108
5.3    Experiência com PBL na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 110
5.3.1    Na voz do professor titular Fábio Frezatti, 110
5.3.1.1    Processo avaliativo, 111
5.3.1.2    As dificuldades, as vantagens e as desvantagens no processo de planejamento, execução e acompanhamento do PBL, 113
5.3.2    Na voz do professor doutor Márcio Luiz Borinelli, 114
5.3.2.1    Mudanças no processo avaliativo, 117
5.3.2.2    Infraestrutura e projeto político-pedagógico, 118

6    Aplicação de PBL em Contabilidade, 121
6.1    Aplicação de PBL em controle gerencial, 121
6.1.1    Características essenciais da disciplina e os elementos do PBL, 123
6.2    Aplicação de PBL em casos de controladoria, 130
6.2.1    Características essenciais da disciplina e os elementos do PBL, 132

7    Primeiros Passos: como Aplicar o PBL em minha Disciplina?, 137


Daiana Bragueto Martins

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Graduada em Letras pela UEL

Professora e empresária do setor contábil

Integrante do projeto de pesquisa Problem Based Learning (PBL) em controle gerencial da FEA/USP

Pesquisadora na área de controle gerencial e educação contábil


Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Maringá

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Programa de Pós

Graduação em Contabilidade e graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Coordenadora do projeto O ensino da contabilidade gerencial sob a perspectiva do Problem Based Learning da UFPR

Pesquisadora na área de educação contábil, controle e contabilidade gerencial

Coautora do livro Finanças pessoais: conhecer para enriquecer!, publicado pela Atlas

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.