Livro Impresso
Análise de Balanços - TX
-
ISBN:
9788597009682
- Edição: 11|2017
- Editora: Atlas
R$ 201,00
In stock
SKU
4216933
ou em até 10x de R$ 20,10
Esta obra reúne um conjunto de características que a diferencia das que adotam as tradicionais abordagens da análise de balanços. Inicialmente, preocupa-se em fixar, de forma clara, uma série de princípios co
- Formato: Impresso
- Páginas: 280
- Publicação: 31/01/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,42 kg
- Dimensões: 16 X 23
Esta obra reúne um conjunto de características que a diferencia das que adotam as tradicionais abordagens da análise de balanços. Inicialmente, preocupa-se em fixar, de forma clara, uma série de princípios contábeis e em definir as bases e estruturas dos sistemas contábeis, para fundamentar mais solidamente os subsequentes trabalhos de análise que serão desenvolvidos.
Nessa seara, o autor preocupou-se em investigar o que há por trás de cada um dos índices e quocientes por meio dos quais se procede à análise de balanços. Esta atitude certamente conduz à formulação de diversas questões, destinadas a evidenciar não apenas a utilidade dos indicadores que podem ser calculados, como também as suas limitações quanto à capacidade de indicar a situação da empresa de per si ou em relação ao conjunto das empresas do setor em que atua.
Outra característica de destaque do livro é a relação que procura estabelecer entre a análise de balanços e os desenvolvimentos mais recentes de alavancagem operacional e financeira. A ligação entre os diversos aspectos decorrentes dessas abordagens tem o objetivo de possibilitar as tomadas de posição diante de alternativas de financiamento geradas por necessidades de expansão. Com isso, a análise deixa de se limitar ao diagnóstico da situação para se transformar numa ferramenta indicadora das melhores opções para a gestão financeira das empresas. Adicionalmente, foram introduzidos outros instrumentos de análise, como o modelo de Tesouraria de Fleuriet e os indicadores mais modernos, como o EBITDA, o EVA® e a análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Livro-texto para as disciplinas Análise de Balanços e Análise das Demonstrações Financeiras ou outras denominações equivalentes, dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Economia e Administração. Leitura de consulta e atualização profissional.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
Prefácio à 11ª edição, xv
1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1
2 Necessidade e Importância da Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços, 9
3 Sistema de Informação Contábil e os Princípios de Contabilidade, 17
4 Estrutura das Demonstrações Financeiras e Contábeis, 37
5 Introdução à Análise de Balanços – Análise Horizontal e Análise Vertical, 87
6 A Análise da Liquidez e do Endividamento, 103
7 Análise da Rotatividade (do Giro), 113
8 Análise da Rentabilidade (o Retorno sobre o Investimento), 119
9 Introdução ao Estudo da “Alavancagem Financeira”, 127
10 A Análise em sua Globalidade, 137
11 As Variações do Poder Aquisitivo da Moeda e seus Reflexos na Análise de Balanços, 163
12 Comentários sobre Alguns Aspectos Contábeis da Lei das Sociedades por Ações, 199
13 Estudo Detalhado da Alavancagem, 215
14 Tópicos Especiais da Análise de Balanços, 239
15 Outros Indicadores Importantes para a Análise de Balanços, 247
Sérgio de Iudícibus Professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Foi Visiting Professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamentos mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, bem como foi seu Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.