e-Book
E-Book - PLANEJAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA
-
ISBN:
9788522495351
- Edição: 2|2015
- Editora: Atlas
R$ 72,00
In stock
SKU
4215669
ou em até 3x de R$ 24,00
O livro apresenta-se como um roteiro acadêmico para o planejamento de pesquisa que fundamentem o desenvolvimento de monografias e trabalhos de conclusão de cursos, podendo servir para fase inicial de programas de pós-graduação. Faz uma apresentação c
O livro apresenta-se como um roteiro acadêmico para o planejamento de pesquisa que fundamentem o desenvolvimento de monografias e trabalhos de conclusão de cursos, podendo servir para fase inicial de programas de pós-graduação. Faz uma apresentação clara sobre a importância do objetivo de pesquisa (estudo) acadêmico científico, construção de problemática e contextos envolvidos no estudo, além de garantir uma proposta de análise coerente com as necessidades da pesquisa.
Seu contexto é baseado em uma revisão da literatura sobre pesquisa e metodologia, visando um desenho de pesquisa suficientemente claro que auxiliará na redação do relatório de pesquisa. Apresenta diversos instrumentos para coleta de dados para validar o estudo. A obra contextualiza diversos modelos de coleta e análise de dados, gerando exemplos práticos para garantir ao leitor ideias atuais das publicadas na literatura nacional e internacional na área de administração.
Finaliza o estudo com modelos de interpretação dos dados que se pretendem analisar, demonstrando casos de estudo e artigos desenvolvidos e recentemente publicados, para demonstrar formas adequadas de suportar hipóteses, objetivos e problemas de pesquisa inicialmente propostos. Espera-se assim com esta publicação que estudantes, professores e profissionais de mercado tenham acesso a um roteiro de desenvolvimento de pesquisa e produção acadêmica científica, para melhor produzir e desenvolver seus estudos e casos de pesquisa e/ou mercado.
Livro-texto para as disciplinas Metodologia de Pesquisa Científica, Tópicos Especiais em Administração e Projetos de Pesquisa Científica de cursos de graduação e de pós-graduação para realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) e projetos de pesquisa e mercado. Obra de interesse para professores de todas as áreas de ensino que escrevem artigos para publicação em revistas científicas e/ou para apresentação de trabalhos em seminários ou congressos, bem como para profissionais consultores de projetos técnicos e pesquisadores de mercado.
Prefácio, vii
1 Considerações iniciais: conhecimento e pesquisa científica, 1
2 Orientações sobre projeto e procedimentos de pesquisa: tema, questões de pesquisa, objetivos e hipóteses, 7
2.1 A totalidade e as partes para a compreensão da pesquisa, 8
2.2 Orientações gerais para elaboração de um projeto de pesquisa, 10
2.3 Escolhendo um tema para a sua pesquisa, 12
2.4 Definição do problema de pesquisa e das questões auxiliares, 14
2.4.1 Identificando as variáveis de um problema de pesquisa, 18
2.5 Determinação dos objetivos gerais e específicos, 21
2.6 Construção de hipóteses, 24
3 Justificativa, revisão da literatura e referencial teórico, 31
3.1 Elaborando a justificativa, 32
3.2 Revisão de literatura ou “estado da arte”, 33
3.3 Referencial teórico ou a teoria de base analítica, 43
4 Metodologia da pesquisa: o levantamento dos dados e informações, 55
4.1 Classificação ou tipologia de pesquisa, 59
4.1.1 Quanto aos campos e setores do conhecimento, 61
4.1.2 Quanto à utilização de seus resultados, 62
4.1.3 Quanto a sua abrangência de tempo, 62
4.1.4 Quanto a seus objetivos, 63
4.1.5 Quanto ao tipo de abordagem, 63
4.1.6 Quanto aos procedimentos técnicos, 64
4.1.7 Quanto ao local de realização, 67
4.1.8 Quanto à procedência dos dados, 68
4.2 O planejamento da pesquisa: orientações preliminares, 68
4.3 Procedimentos de pesquisa: métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados/informações, 75
4.3.1 Sobre procedimento de coleta de dados na pesquisa quantitativa e a pesquisa survey, 77
4.3.2 Sobre a coleta de dados/informações na pesquisa qualitativa, 91
4.4 Sobre instrumentos de coleta de dados e informações na pesquisa científica, 114
4.4.1 Orientações para a preparação e o uso do questionário e formulário, 115
4.4.2 Orientações para a construção e uso do roteiro de entrevista, 131
5 Procedimentos de análise dos resultados de pesquisa, 137
5.1 O uso da análise de conteúdo em pesquisa, 139
5.2 O uso da análise do discurso, 145
5.3 O uso da análise estatística por meio de estudos matriciais, 148
Referências, 155
1 Considerações iniciais: conhecimento e pesquisa científica, 1
2 Orientações sobre projeto e procedimentos de pesquisa: tema, questões de pesquisa, objetivos e hipóteses, 7
2.1 A totalidade e as partes para a compreensão da pesquisa, 8
2.2 Orientações gerais para elaboração de um projeto de pesquisa, 10
2.3 Escolhendo um tema para a sua pesquisa, 12
2.4 Definição do problema de pesquisa e das questões auxiliares, 14
2.4.1 Identificando as variáveis de um problema de pesquisa, 18
2.5 Determinação dos objetivos gerais e específicos, 21
2.6 Construção de hipóteses, 24
3 Justificativa, revisão da literatura e referencial teórico, 31
3.1 Elaborando a justificativa, 32
3.2 Revisão de literatura ou “estado da arte”, 33
3.3 Referencial teórico ou a teoria de base analítica, 43
4 Metodologia da pesquisa: o levantamento dos dados e informações, 55
4.1 Classificação ou tipologia de pesquisa, 59
4.1.1 Quanto aos campos e setores do conhecimento, 61
4.1.2 Quanto à utilização de seus resultados, 62
4.1.3 Quanto a sua abrangência de tempo, 62
4.1.4 Quanto a seus objetivos, 63
4.1.5 Quanto ao tipo de abordagem, 63
4.1.6 Quanto aos procedimentos técnicos, 64
4.1.7 Quanto ao local de realização, 67
4.1.8 Quanto à procedência dos dados, 68
4.2 O planejamento da pesquisa: orientações preliminares, 68
4.3 Procedimentos de pesquisa: métodos, técnicas e instrumentos de coleta de dados/informações, 75
4.3.1 Sobre procedimento de coleta de dados na pesquisa quantitativa e a pesquisa survey, 77
4.3.2 Sobre a coleta de dados/informações na pesquisa qualitativa, 91
4.4 Sobre instrumentos de coleta de dados e informações na pesquisa científica, 114
4.4.1 Orientações para a preparação e o uso do questionário e formulário, 115
4.4.2 Orientações para a construção e uso do roteiro de entrevista, 131
5 Procedimentos de análise dos resultados de pesquisa, 137
5.1 O uso da análise de conteúdo em pesquisa, 139
5.2 O uso da análise do discurso, 145
5.3 O uso da análise estatística por meio de estudos matriciais, 148
Referências, 155
Emílio José Montero Arruda Filho
Milton Cordeiro Farias Filho
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.